Quantos universos cabem em um livro?

Adoro quando um livro é a base de um outro livro, de uma série de tv, de várias séries de tv, de filmes. O problema é que quem conta um conto, aumenta um ponto,ou vários.

Até pouco tempo atrás, quando eu pensava em Sherlock Holmes eu associava à figura do Robert Downey Jr, deste filme de 2009:


Eu jamais havia lido nada de Sir Arthur Conan Doyle  e as referências que eu tinha eram de tv, ou outros livros. O personagem que eu imaginava era mais caricato do que o do livro.

 Vamos ao livro:


   Download


Em "Sherlock Holmes: UM ESTUDO EM VERMELHO", somos apresentados ao Dr. Watson, um médico do exército, que após ser ferido e quase morrer, volta a Londres. 
Com uma vida monótona e pouco dinheiro ele precisa de uma mudança em sua vida. A mudança é Sherlock Holmes, com quem vai dividir o apartamento 221B da Baker Street.  Conhecemos Holmes, suas excentricidades e claro,  sua incrível capacidade de dedução aplicada na investigação de crimes. É um livro muito gostoso de ler. Rápido, perfeito para uma tarde de férias. Dá para ler indo para o trabalho e na fila do banco. É prazeroso conhecer esse Holmes.


Minha imagem de um Sherlock já tinha mudado drasticamente quando eu comecei a assistir Elementary (2012, criada pela CBS, 2 temporadas, a 3ª começa a ser exibida nos EUA em outubro de 2014).



A  série é protagonizada por Jonny Lee Miller como Sherlock e Lucy Liu  como a Dra. Joan Watson. 
O cenário é a Nova York atual, Watson é uma ex-cirurgiã que desistiu da profissão ao perder um paciente, agora acompanhante de sobriedade, Sherlock um ex-consultor da Scotland Yard, saindo de uma clínica de reabilitação. Sherlock começa a auxiliar o Capitão Tobias Gregson na resolução de crimes aparentemente "perfeitos".  
É um novo cenário, um herói que sofreu uma queda, uma companheira de resolução de crimes bem mais perspicaz que o Watson original (em "UM ESTUDO"). 
Sou realmente viciada na série. Assisti quase todos os episódios baixando da internet, não aguentava esperar meses para assistir no Universal Channel na TV a cabo.
Ao ler o "ESTUDO EM VERMELHO" tive a curiosidade de assistir a Série Sherlock (BBC 2010).


 A série tem apenas 3 episódios em cada temporada (A BBC está exibindo a 3ª temporada, não é exibida no Brasil). 
 Assisti apenas ao 1º episódio da primeira temporada:  "A Study in Pink". Nesse episódio temos uma versão atualizada do livro, é muito bom ver o enredo original funcionando numa Londres do Século XXI, com Watson (interpretado por Martin Freeman) como o médico que retorna ferido da guerra no Afeganistão (aproveitaram essa triste coincidência) e um Sherlock interpretado por Benedict Cumberbatch. 
Embora os diálogos sejam muito semelhantes aos do livro (principalmente no início), esse Sherlock é muito contido, suave demais.

Dá vontade de misturar: O Sherlock e Tobias Gregson de Elementary, o Watson, Mycroft e o cenário de Sherlock
Devem existir muitos outros livros e filmes sobre Sherlock, quantos universos cabem em um livro?



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.