Livros: Minha paixão!!!

Adoro ler. Devo ler uma média de uns 40 livros ao ano. Talvez seja um exagero dizer isso mas só nos últimos trinta dias li:
 "Easy"- Tamara Webber
 "Como eu era antes de Você" - Jojo Moyers
 "Dias Perfeitos" - Rafael Montes
 "O Trono de Vidro" - Sarah J. Maas
" As intermitências da Morte" - José Saramago
" O Quinze" de Rachel de Queiroz

E estou relendo Cem Anos de Solidão e no meio desses livros todos ainda tem o Festim dos Corvos, do George R. R. Martin, que vai em doses homeopáticas, para eu não xingar o velho por não escrever mais rápido. Em resumo eu adoro ler. E quase todo tipo de livro. Já me perguntei o que faz um livro bom mas eu, sinceramente, desconheço a resposta.
Talvez seja mais o momento da leitura. Eu não sou boa resenhista mas meus comentários dos livros com link para o download  seguem abaixo:




Esse livro conta a história de Jacqueline, uma estudante universitária. Uma jovem que escolhe a faculdade para seguir o namorado. Depois de certo tempo ela toma um fora e, logo depois sofre uma tentativa de estupro.  Se readequar a faculdade, se sentindo um peixe fora d´água na nova posição social são os desafios dessa jovem. Tem claro, o interesse amoroso por um rapaz, mas nada é tão fácil como o título sugere. Uma leitura rápida, fácil. 






  
Esse é um livro que surpreende .Louisa Clark tem 26 anos, não tem grandes expectativas na vida. Trabalha num café, namora o mesmo rapaz há anos. Quando ela se vê desempregada o único emprego "promissor" é um emprego temporário cuidando de um tetraplégico. E isso tudo muda Louisa de uma maneira inesperada e muito bonita. 







Esse leiam por sua conta e risco, ok?  Theo, estudante de Medicina, se acha o homem perfeito, inteligente, bonito, melhor que todos os outros.Cuida da mãe, paraplégica. Sua única amiga é  Gertrudes, a defunta que ele disseca. Deu para entender o quanto o homem é sociável??? Quando ele conhece Clarice ela aflora nele pensamentos perturbadores. Olha no começo as coisas são até legais. O lance da Gertrudes embora inquietante é muito interessante. Mas nas páginas finais depois de engolir umas inconsistências pesadas de enredo e verossimilidade  você quer achar o autor e dar na cara dele até que não sobre nada de Theo e Clarisse em você.



Vou falar que só li por que tinha uma assassina como protagonista. Gosto assim de mulheres meio Arya Stark, meio Briene de Tarth, mas com um jeitinho Danny (As personagens de Game of Thrones são ótimas). A Celaena é uma jovem presa nas minas de sal de Endovier. A maior assassina do reino é convocada pelo príncipe para se tornar sua campeã.
Quem está acostumado com livros de G.RR Martin, ou do jovem Cristopher Paolini (Autor da trilogia da Herança, Eragon) pode se cansar com nomes nem um pouco originais, pode ter a impressão de que este universo não foi criado por Sarah J. Maas, foi apropriado por ela. O bom é que a heroína (???) é mulher, tem cólica, menstrua, tem vaidade, quer ser bonita, amada, quer ser forte mas ainda sim é sensível; é o rubro sangue de Celaena que pinta as nuances desse livro. Eu recomendo.






Perfeito. Nada descreve essa obra insólita, mas com passagens que muito bem poderiam ser reais. A trama se passa num país fictício em que a morte resolve parar de trabalhar. Ninguém morre. Quais as consequências políticas, espirituais, sociais de viver sem a promessa derradeira? O livro te prende a leitura. Saramago não pontua na gramática normal, não esperem nomes em letras maiúsculas, não esperem que os diálogos sejam marcados. Isso demora um tempo para acostumar. É uma profusão de sentimentos misturados a falas, pensamentos. Confunde. E cativa. A personificação humanizada da morte é realmente incrível. Eu queria mais. Mais uns dias observando a morte assim tão faceira.



Esse eu li pela menção dele num especial da TV escola sobre Rachel de Queiroz. É 1915. A chuva não vem e a seca se espalha no interior do Ceará. É daqueles livros que te colocam a pensar em como a vida, o amor, a morte tem contornos diferentes conforme o lugar que se mora, o tempo que se vive. A garganta se seca. Você se sente arrastado por um vento seco e quente que devora suas carnes, rouba sonhos, seca até o amor.





Post IMENSO, mas espero que aproveitem as sugestões de leitura.



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.